Pokemon TCG

Pokémon possui uma série de jogos de cartas, que antes eram conhecidos no Brasil como Pokémon Estampas Ilustradas, e hoje é chamado pelo nome em inglês, Pokémon Trading Card Game. É composto por uma série de cartas com as quais dois jogadores podem duelar. Surgiu no Japão em 1997 pela Media Factory e depois nos Estados Unidos pela Wizards of the Coast em 1999. Hoje conta com 34 expansões, cada uma sempre com novas cartas e Pokémon com novos ataques e tipos.

Os cards de Pokémon representam os personagens de Pokémon que podem ser usados em batalhas por treinadores. Os cards Pokémon são classificados em: Cartas de Pokémon (sendo divididos em Pokémon Bebê, Pokémon Básico, Pokémon Estágio 1, e Pokémon Estágio 2), Cartas de Energia (divididos em Energia Básica e Energia Especial) e Cartas de Treinador (divididos em Supporters, Stadium e Itens Trainer). Veja abaixo sobre cada tipo de carta:

Pokémon Básico

As cartas de Pokémons Básicos são os Pokémons em suas formas iniciais. Os treinadores só podem iniciar uma batalha usando estas cartas e, depois disso podem evoluir para os estágios mais fortes (Estágio 1 e 2).
Exemplo: Marill
Pokémon Bebê (Baby Pokémon)

Este é um tipo especial de Pokémon Básico, ou seja, você pode começar uma batalha usando estes, e depois, ele pode evoluir para sua próxima forma (também Pokémon Básico). Quando um Pokémon Bebê evolui para um Pokémon Básico, este é tratado como um card evoluído, e não como um básico.
Exemplo: Azurill
Cards de Evolução (Estágios 1 e 2)

Os Cards de Evolução são as formas avançadas dos pokémons básicos. Para evoluir um pokémon basta que a evolução apropriada seja colocada sobre o pokémon que representa o estágio anterior (Ou seja, Estágio 1 para evoluir o Básico e Estágio 2 para evoluir o Pokémon no Estágio 1)
Um Pokémon Evoluído costuma precisar de mais energias para usar seus ataques, porém são mais poderosos do que os de um pokémon básico.
Exemplo: Azumarill

Cards de treinador (Trainer)

Os Cards de Treinador fornecem um apoio aos treinadores e, ainda ajudam os Pokémons no campo de batalha. Existem os Trainers, Stadium e Supporters, cada um com sua função. As cartas do tipo Trainer são cartas que você pode usar em seu turno, seguindo as instruções escritas nele, e depois o descartando (a menos que esteja escrito o contrário).
Exemplo: Poké Ball, uma carta Trainer

Já as cartas do tipo Stadium (Estádio) são cartas que ficam ativas no campo de batalha. Apenas 1 carta Stadium pode ficar ativa no campo, e você só pode usar 1 Stadium por turno, portanto se já houver uma carta Stadium e você baixar outra, descarte a antiga.
Exemplo: Speed Stadium, uma carta Stadium

Por fim, as cartas Supporter (Apoiador) são cartas que você coloca sobre um Pokémon ativo para ajudá-lo numa batalha. Essas cartas são descartadas no final de cada turno. Você só pode baixar uma carta de Apoiador por turno e somente após o segundo turno.
Exemplo: Rival, uma carta Supporter

Cards de Energia (Energy)

Os Cards de Energia permite que os Pokémons utilizem seus ataques dependendo de seu tipo.
Exemplos: Carta de Energia da Grama e Carta de Multi Energia. (Sendo que esta é uma energia especial, bastante utilizada por Pokémons 'Normais ou Incolores')

Tipos de Energia:

*Básicas: Água, Elétrico, Grama, Fogo, Luta, Psíquica, Metálica e Noturna (que não possui efeito)
*Especiais: Energias que fornecem bônus aos Pokémons


Tipos de Pokémon:

Assim como as cartas de energia, os pokémons são classificados em: Aquáticos, Elétricos, Grama, Fogo, Lutadores, Psíquicos, Metálicos, Noturnos e Incolores (ou normal). Geralmente Pokémons de grama, por exemplo, usam cartas de energia de grama, mas isso não é regra.

Como jogar?

Para você começar a jogar, você deve ter um deck inicialmente com 60 cartas. Lembrando que para jogar, você deve ter um amigo com o mesmo número de cartas.

Preparando o jogo:
Vamos lá, primeiramente, os dois devem embaralhar os decks do oponente, e então sacam 7 cartas. Bom, nesta mão de 7 cartas, vocês precisam de no mínimo uma carta de Pokémon Básico. Caso nenhum dos dois tenha, embaralhem as cartas mais uma vez e saquem novamente. Se somente um jogador tiver uma carta de Pokémon Básico e o oponente não, você tem direito de comprar uma carta adicional e ele deve misturar as cartas. Agora, coloquem 6 ou 4 cartas (dependendo do modo de jogo que você está usando. 6 em uma batalha de 1 Pokémon ativo ou 4 em uma batalha de dois Pokémons ativos) para servir de prêmio sendo que estas devem estar viradas para baixo. Você somente poderá pegar uma carta prêmio quando um dos pokémons do oponente for derrotado. Depois da preparação, vamos à luta...

Começando a batalha:
Para começar, devemos decidir quem começa a rodada, e para isto, utilize uma moeda e faça um sorteio de "cara ou coroa". Logo após isto, o jogador sorteado deve iniciar. Coloque seus Pokémons na mesa. Nela existem dois espaços: O Banco, onde você coloca seus Pokémons para esperarem sua vez até irem ao espaço de Pokémons Ativos, e estes para colocar os Pokémons que você usará para atacar seu oponente. Depois disto, compre uma carta. Durante o seu turno você pode:
*Colocar um Card Básico ou Especial em seu Pokémon, ativo ou não (no banco).
*Recuar seu Pokémon Ativo.
*Usar um Poké-Power ou Poké-Body
*Atacar com seu Pokémon Ativo.


E então encerre seu turno. Porém, esta é somente a primeira rodada, logo após dela, você pode fazer coisas como:
*Evoluir seu Pokémon para Estágio 1 ou 2 dependendo dele (podendo estar no banco ou ativo pois ambos estão em campo)
*Usar um Trainer Card. Apenas os cards do Tipo Trainer podem ser usadas mais de uma vez, as outras como Supporters ou Stadium só podem ser usadas uma vez por rodada!


Exemplo: Você possui um Turtwig ativo, e ele está com 20 PS (pontos de saúde). E você possui 3 cartas Trainers: 2 Poções (Potions) e uma Busca de Energia (Energy Search). Você é permitido a usá-las quando quiser, porém, se você tiver duas ou mais cartas Supporters ou Stadium como Profº Rowan e Bebe's Search, você só poderá usar uma delas, pois elas não são do tipo Trainer.

Bem, este é somente o básico para jogar Pokémon TCG. Divirta-se e boa sorte!

0 comentários:

Xat Pokemonvicio

Leia as regras a seguir antes de usar o chat:

1. Respeitar os usuários, moderadores e donos.

2. Não dizer palavras ofensivas ou palavrões.

3. Não floodar (repetir palavras).

4. Não enviar emoticons e sons sem necessidade.

5. Não fazer pedidos de parceria (mande um e-mail).

6. Não fazer propagandas ou mandar links de outros sites.

7. Não fazer pedidos para ser dono ou moderador.

8. Não questionar as decisões dos donos e moderadores.

9. Batalhas somente no privado.

10. Não clonar (usar um nick exatamente igual ao de outro usuário).

free counters
©Site feito Por Guilherme Antoneli(TYranitar_Admin)